Inventar. Sim ou Não?

inventarÉ comum vermos vídeos online de especialistas em inventar exercícios, normalmente o título tem a palavra “fail” pelo meio… Mas será que inventar exercícios é assim tão mau?
Depende…

Por vezes, existe a necessidade de encontrar formas alternativas de fazer um exercício, normalmente por falta de material indicado. Quando a razão é essa e o exercício continua a ser realizado corretamente não vejo porque não possa ser usada um pouco da nossa criatividade para tentar arranjar uma solução para um problema. Agora se o exercício puser em causa a saúde do indivíduo ou não estiver a trabalhar absolutamente nada, então a palavra “fail” será a mais indicada.

Desde que treino sempre tive a necessidade de ser um pouco criativo, na maior parte das vezes por falta de material.
Muitos se riem quando digo que o ginásio onde treino atualmente é aquele que até hoje me ofereceu as melhores condições de equipamento. Mas é a verdade!!
Lembro-me de fazer a preparação para o meu primeiro campeonato nacional num ginásio onde nem sequer existia uma squat rack e que a solução que eu arranjei foi utilizar o banco de supino inclinado como squat rack. Claramente a atenção tinha de ser a máxima para não haver erros e me lesionar e não o conseguia fazer em horas de ponta, mas encontrei uma solução para um problema que tinha naquela altura e consegui fazer agachamentos.

Com o tempo fui percebendo que qualquer material serve para treinar, desde que haja juízo!
Já treinei em casa e por vezes um tronco grosso de uma árvore servia para fazer agachamentos, uma pedra grande e de forma mais arredondada servia para fazer uns cleans, uma marreta para fazer press de ombros, etc. Sempre me vi obrigado a adaptar.

O vídeo que se segue é isso mesmo! Um exercício que se utiliza nas provas de strongman, mas que não disponho de material para o fazer. 30kg de cada lado. As barras não têm nenhuma pega, nem sequer são estriadas no meio, o que torna tudo ainda mais complicado, especialmente para equilibrar. Experimentem e inventem vocês também, mas com juízo!

ATENÇÃO: Não recomendo inventar quando se treina especificamente para uma modalidade! Se eu quisesse competir em strongman dificilmente conseguiria treinar desta forma. Apenas tentem sempre arranjar soluções em vez de dizerem que não podem porque não têm material, pois há muita gente a treinar em condições péssimas e que conseguem resultados!

Deixe um comentário